Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Como modernizar o RH? Uma das apostas é o uso de inteligência artificial

Empresa brasileira adota IA generativa, avatares inteligentes e ferramentas de automação para transformar o RH com foco na experiência do colaborador e inovação contínua

A MakeOne, empresa nacional especialista em comunicação unificada, mobilidade, estratégias sólidas de experiência do cliente (CX) e consultoria personalizada, deu um passo estratégico na modernização do setor de recursos humanos (RH). A iniciativa envolveu a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial (IA), alinhadas ao conceito Human-Centric, com a adoção do Framework VBB para mapear processos, gerar insights e personalizar a experiência dos colaboradores.

Entre os destaques da nova abordagem está o uso de Avatares IA, que oferecem boas-vindas personalizadas a novos colaboradores e comunicam avanços em processos seletivos, fortalecendo o Employee Experience desde o primeiro contato. Além disso, uma ferramenta de IA Generativa analisa os resultados da pesquisa de clima e cria planos de ação trimestrais em tempo real, promovendo inovação e acelerando a tomada de decisão com base no conceito de Zero-Latency Enterprise.

“Desde a chegada da nova diretora de RH, Adriana Muniz, viemos explorando as oportunidades de aplicação de IA, principalmente na parte dos processos para automação e na humanização da experiência dos colaboradores, que era nossa maior preocupação”, comenta Harold Schultz, Chief AI Officer da MakeOne. “Estamos muito contentes e satisfeitos com os resultados iniciais, mas ainda estamos nos primeiros passos e medindo o impacto principalmente no Back Office”, completa o executivo.

Adriana Muniz, da MakeOne

Desde a implementação de uma ferramenta de IA exclusiva para os colaboradores, a produtividade disparou. Em apenas duas semanas, mais de 500 interações foram registradas entre os funcionários, com relatos de impacto positivo nas atividades diárias. No LAB da MakeOne — divisão voltada à cocriação de soluções de IA com clientes e parceiros — o tempo de produção de conteúdo foi reduzido em 80%, enquanto o volume de produção cresceu exponencialmente. Outras soluções específicas para o RH também foram implementadas.

“Nosso objetivo sempre foi construir um RH mais humanizado e focado na experiência do colaborador. Para isso, realizamos um workshop colaborativo entre o LAB e o time de RH, mapeando toda a jornada interna e identificando os principais pontos de melhoria. A partir daí, escolhemos ferramentas de IA que já estão disponíveis no mercado e que se adequassem às nossas necessidades, como o Avatar IA para mensagens personalizadas, análise de clima organizacional com suporte de IA Generativa e iniciativas voltadas à saúde mental. Esse processo nos permitiu criar soluções práticas e impactantes sem perder o foco no humano”, explica Adriana Muniz, Head de Pessoas, Cultura e Performance da MakeOne.

A empresa também desenvolveu soluções para análise de performance de times e gestão da saúde mental, abordando questões emocionais e promovendo um ambiente mais saudável.

Apesar dos desafios, como viés em algoritmos e proteção de dados, a MakeOne optou por ser um “Model Tuner”, adaptando modelos de IA ao seu contexto — o que garante alinhamento com sua cultura e filosofia. Com essas iniciativas, a empresa reforça sua liderança em inovação e coloca o colaborador no centro de sua estratégia de crescimento.

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