As tarifas recíprocas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem prejudicar os esforços bilionários das grandes empresas de tecnologia para construir infraestrutura de inteligência artificial no país, provavelmente prejudicando uma meta fundamental do governo, segundo uma reportagem da Reuters. Analistas afirmam que a medida pode impactar, por exemplo, o plano Stargate, medida que visa ampliar o número de data centers nos EUA.
No último dia 2, Trump aplicou impostos elevados aos principais fornecedores de equipamentos de tecnologia, incluindo 34% para a China, 32% para Taiwan e 25% para a Coreia do Sul, ao mesmo tempo que impôs uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações para os EUA.
Atualmente, eletrônicos como smartphones, PCs e equipamentos de data center representam o segundo maior grupo de importações dos EUA. No ano passado, segundo dados do Census Bureau, foram quase US$ 486 bilhões em bens.
“Os gastos de capital dos gigantes da tecnologia serão reorganizados: espere que os principais participantes em infraestrutura de IA e tecnologia de consumo realoquem os gastos de curto prazo, deixando de lado a expansão e direcionando-os para proteção de compras ou mudanças de terceirização”, disse Abhishek Singh, sócio da empresa de pesquisa Everest Group, a Reuters.
“Não há dúvida de que o equipamento usado nos data centers ficará significativamente mais caro.”, avalia Gil Luria, analista da DA Davidson, em entrevista a agência de notícias.
Plano Stargate
O aumento dos custos pode atrasar a expansão do data center e a adoção da IA, atrasando planos ambiciosos como o Stargate, o empreendimento de data center de US$ 500 bilhões entre a OpenAI, fabricante do ChatGPT, o SoftBank Group e a Oracle.
Trump anunciou o Stargate no início deste ano, com o objetivo de ultrapassar nações rivais no desenvolvimento de IA. O projeto abrangeria a construção de 20 data centers nos Estados Unidos.
“O Stargate já era improvável de chegar a essa escala antes mesmo dessas coisas acontecerem. Dado o choque para a economia que essas tarifas representam, é altamente improvável que um empreendimento tão arriscado consiga levantar algo próximo desse número em termos de financiamentos de dívida”, disse Luria.