Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Substitutivo ao PL de inteligência artificial está pronto e será apresentado nos próximos dias, afirma relator do PL

A afirmação aconteceu durante o seminário de inteligência artificial organizado pelo Governo do Estado de São Paulo

O substitutivo do projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial já está pronto e será apresentado nos próximos dias, segundo afirmou o senador Eduardo Gomes (PL), durante seminário de inteligência artificial organizado pelo governo do estado de São Paulo e a InvestSP, agência de fomento a investimento e competitividade do estado. O evento contou com a presença de políticos, empresas como o Google e o iFood e especialistas no tema. 

De acordo com dados do governo de São Paulo, os investimentos em data centers (ponto de partida para o desenvolvimento e treinamento das IAs) devem chegar a R$ 70 bilhões nos próximos meses. Nesse sentido, São Paulo reforça seu papel estratégico na inovação tecnológica, segundo Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado: “IA é fundamental. Somos o maior hub de tecnologia e inovação”.

Em meio a essa euforia, há um detalhe que suspender ou mesmo ameaçar os investimentos, segundo apontam empresários e políticos presentes no evento: a aprovação de uma lei de inteligência artificial, em discussão no Congresso Nacional.

Legislação não pode impedir investimentos

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) definiu a proposta como “matéria desafiadora” e afirmou que é essencial garantir que a legislação não impeça o desenvolvimento econômico. “A gente não vai aprovar nada que iniba o investimento, que deixe de gerar emprego” afirmou. Ele convocou novamente os empresários e especialistas para os últimos detalhes dessa fase final de discussão, com o compromisso de construir uma regulamentação que seja “moderna para garantir investimento, emprego e renda”.

Outros gestores do estado de São Paulo também apontaram as oportunidades e os desafios para a IA. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, demonstrou preocupação com o Projeto de Lei (PL) de IA e o plano nacional de IA. “Assuntos como a IA não podem ser criados sem o apoio dos usuários, das pessoas. Estou preocupado com a PL e com o Plano Nacional de Inteligência Artificial. São duas ações que não estão sendo discutidas devidamente com os usuários”.

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, ressaltou as oportunidades no estado, afirmando que São Paulo é o maior polo de data centers da América do Sul. “Duas oportunidades se abrem neste momento: a transição energética, com o Brasil como referência, e a economia do conhecimento. No caso da IA, temos que surfar essa onda, mas a regulamentação pode matar,” disse Tarcísio, alertando para o risco de uma regulamentação excessiva.

Executivos do setor privado também participaram da discussão. Diego Barreto, CEO do iFood, destacou a importância da capacidade de competição para as empresas brasileiras. Fábio Coelho, CEO do Google, apontou que o Brasil tem a chance de fazer um “salto tecnológico” e fortalecer a produção local de tecnologia.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça os detalhes do substitutivo do projeto de lei de inteligência artificial

Substitutivo ao PL de inteligência artificial está pronto e será apresentado nos próximos dias, afirma relator do PL

Na era do Proconsumidor, uma sombra chamada Sindec

Conheça os detalhes do substitutivo do projeto de lei de inteligência artificial

Substitutivo ao PL de inteligência artificial está pronto e será apresentado nos próximos dias, afirma relator do PL

Na era do Proconsumidor, uma sombra chamada Sindec