Um recente estudo mediu o comportamento do consumidor brasileiro em relação aos programas de fidelidade. Entre outros pontos, o levantamento mostrou que a sexta-feira é o dia preferido para usar os benefícios, com um gasto médio de R$ 219,89. O estudo foi realizado pela plataforma Alloyal, especializada na gestão de programas de fidelidade.
Os dados foram publicados no estudo “User Loyalty Insights 2024”, que traz informações inéditas sobre o comportamento dos consumidores desses programas. A pesquisa, baseada em uma amostragem de 5 mil usuários entre janeiro e junho de 2024, oferece insights estratégicos para que as marcas aprimorem o relacionamento com seus clientes, indo além do momento da compra.
Programa de fidelidade: muito além do “sextou”
De acordo com o estudo, além de destacar a força econômica das sextas-feiras e o gasto médio elevado, o levantamento trouxe outros dados interessantes.
Ele mostrou que o domingo é o dia com a menor movimentação, com um gasto médio de R$ 71 — quase três vezes menor. Além disso, o período de maior volume de compras ocorre entre 10h e 12h, seguido pelo intervalo das 20h às 21h. Segundo o relatório, ajustar campanhas para esses horários pode aumentar a efetividade das ações.
O estudo também revela que datas comerciais significativas, como o Dia dos Namorados e o Dia do Consumidor, impulsionam o uso dos benefícios de fidelidade. Em junho, 68,7% dos benefícios foram utilizados para presentear no Dia dos Namorados, enquanto em março, no Dia do Consumidor, essa participação chegou a 75%.
Entre os produtos mais consumidos, os eletrodomésticos lideram, representando 61,7% do valor gasto pelos clientes de programas de fidelidade, seguidos por viagens e turismo (14%), além de artigos de moda, farmácia, beleza e bem-estar, esporte e fitness, supermercado e celulares.
De acordo com o CEO da Alloyal, Aluísio Cirino, esses dados permitem que as marcas desenvolvam estratégias personalizadas para atender melhor às necessidades dos consumidores. “Com essas informações, as empresas podem não só fidelizar seus clientes, mas também transformar essa fidelidade em um diferencial competitivo”, afirmou Cirino.