Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Apenas 35% das empresas sabem como criar valor comercial a partir do uso de IA generativa, aponta estudo

O levantamento, desenvolvido pela Bain & Company, revela que as empresas estão investindo, em média, cerca de US$ 5 milhões anuais em GenAI, com aproximadamente 100 funcionários dedicando pelo menos parte de seu tempo à tecnologia.

As empresas estão intensificando seus esforços em Inteligência Artificial Generativa (GenAI) como parte de sua estratégia de inovação, mas ainda enfrentam desafios significativos na transformação desses investimentos em valor comercial tangível. É o que aponta o mais recente estudo da consultoria estratégica Bain & Company, que tem realizado pesquisas trimestrais para avaliar a maturidade dessa tecnologia nas organizações.

O levantamento revela que as empresas estão investindo, em média, cerca de US$ 5 milhões anuais em GenAI, com aproximadamente 100 funcionários dedicando pelo menos parte de seu tempo à tecnologia. Entre as grandes corporações, cerca de 20% estão destinando até US$ 50 milhões por ano para acelerar o desenvolvimento e a implementação dessa inovação.

Apesar dos investimentos robustos, a pesquisa destaca que apenas cerca de 35% das empresas têm uma visão claramente definida de como transformar a GenAI em valor comercial. Esse dado é preocupante, considerando que mais de 60% das organizações pesquisadas classificam a GenAI como uma das três principais prioridades para os próximos dois anos. Isso indica uma lacuna significativa entre a ambição e a prática, sugerindo que as empresas ainda estão em processo de aprendizado sobre como capitalizar de forma eficaz essa tecnologia emergente.

A Bain & Company identificou cinco casos de uso que têm se mostrado mais eficazes até o momento: operações de vendas, desenvolvimento de código de software, marketing, atendimento ao consumidor e integração de clientes (onboarding). Em contraste, projetos em áreas operacionais e de recursos humanos parecem estar menos avançados, destacando a necessidade de uma estratégia mais clara e direcionada nesses setores.

Lucas Brossi, sócio e líder da prática de Advanced Analytics da Bain & Company na América do Sul, comenta sobre os desafios enfrentados pelas empresas de tecnologia, que inicialmente lideraram a adoção da GenAI. “Como esperado, as empresas de tecnologia saíram na frente e já entenderam como a implementação da GenAI pode ser complexa. Tanto que, ao comparar as respostas de 2024 com a pesquisa de outubro de 2023, essas companhias estão hoje menos propensas a afirmar que seus dados e protocolos de segurança estão prontos para a implementação da IA generativa”.

Lucas Brossi, da Bain & Company

O estudo ressalta que, embora as expectativas sobre o valor que a GenAI pode agregar aos negócios sejam altas em todos os setores, a transformação dessas expectativas em realidade depende de investimentos contínuos em talentos, recursos e uma visão estratégica clara. Muitas empresas estão optando por desenvolver suas próprias soluções de GenAI, mas a tendência pode mudar à medida que as ferramentas de mercado se tornem mais sofisticadas e específicas, potencialmente ampliando a busca por soluções prontas e customizáveis.

A pesquisa da Bain & Company reforça a mensagem de que, para extrair valor real da GenAI, as empresas precisam ir além do entusiasmo inicial e adotar uma abordagem estratégica, integrada e sustentada pelo desenvolvimento contínuo de capacidades internas.

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