Um estudo realizado no ano passado por pesquisadores das universidades da Califórnia, São Diego, John Hopkins, entre outras instituições, chamou a atenção ao mostrar que chatbots de inteligência artificial (IA) podem fornecer respostas de maior qualidade e mais empáticas do que os médicos reais.
Atenta às potencialidades da tecnologia, uma das empresas da área da saúde que resolveu apostar em chatbots de IA foi o dr. consulta. De acordo com Guilherme Kato, CTO do dr. consulta, a rede de centros médicos utiliza um chatbot com IA generativa no e-commerce de um de seus principais produtos.
“Apesar de ser uma subscrição com alta aceitação, a venda dele é consultiva e temos uma alta conversão quando há um vendedor no momento que o cliente está comprando. Entretanto, no online notamos que o nosso paciente passava muitas vezes pelo FAQ, mostrando que o produto teria que ser melhor explicado”, afirmou Kato. “Dessa forma, decidimos colocar um chatbot com IA generativa e vimos nossa conversão subir 23% desde o início da operação”.
Os resultados alcançados foram tão positivos que a empresa, segundo o executivo, pretende utilizar a IA generativa em praticamente todas as pontas de interação com o paciente. “Ter uma engenharia de prompt para resolver os principais pontos de fricção de jornada nos mostrou ser uma saída com custo baixo, se levarmos em conta os possíveis resultados. Entendemos que poucas tecnologias têm a capacidade de interagir com o nosso paciente de forma tão assertiva e fluente”, destacou Kato.
O uso da IA generativa pelo dr. consulta exemplifica como essa tecnologia pode transformar a experiência do cliente, aprimorar a oferta de serviços e gerar resultados. Para conhecer mais casos, baixe o e-book “Geração Inteligente nos Negócios”, que apresenta cenários, tendências e 26 casos reais de uso da IA generativa.
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