Com GPT-4o gratuito, ainda vale a pena pagar o ChatGPT Plus?

OpenAI anunciou o lançamento do GPT-4o, novo modelo principal para o ChatGPT que será gratuito para os usuários não pagantes. Confira mais detalhes sobre o seu funcionamento e tire suas próprias conclusões se o ChatGPT Plus ainda compensa

Na última segunda-feira (13), a OpenAI anunciou o lançamento do seu mais novo modelo principal para o ChatGPT. Trata-se do GPT-4o, mais rápido e com recursos mais aprimorados de texto, voz e visão. No entanto, a grande novidade é que o novo modelo estará disponível gratuitamente para os usuários do ChatGPT Free, que não precisa de assinatura. Com isso, surge a seguinte questão: com a gratuidade do GPT-4o, ainda vale a pena pagar para ter o ChatGPT Plus? Uma matéria recém-publicada no portal Wired fez uma análise para ajudá-lo a encontrar a resposta.

O que está disponível com o ChatGPT grátis?

Não é preciso nenhum tipo de assinatura para usar o modelo GPT-4o. No entanto, na versão gratuita do ChatGPT, há limites de uso. Segundo a OpenAI, “haverá um limite no número de mensagens que os usuários gratuitos podem enviar com GPT-4o dependendo do uso e da demanda. Quando o limite for atingido, o ChatGPT mudará automaticamente para GPT-3.5 para que os usuários possam continuar suas conversas”.

Em contrapartida, os usuários não pagantes receberam uma grande atualização em recursos que antes eram disponíveis apenas para clientes pagantes, como a Loja GPT, a ferramenta de navegação na web, os recursos de memória do ChatGPT e a possibilidade de fazer upload de fotos e arquivos para o chatbot analisar.

No site da OpenAI, a empresa informa que, ao usar o GPT-4o, os usuários do ChatGPT Free agora terão acesso a recursos como: experimentar a inteligência de nível GPT-4; obter respostas do modelo e da web; analisar dados e criar gráficos; conversar sobre as fotos que você tira; fazer upload de arquivos para assistência, resumindo, escrevendo ou analisando; usar a GPT Store; e criar uma experiência mais útil com o Memory.

O que ainda está restrito ao ChatGPT Plus?

Embora o GPT-4o esteja disponível sem assinatura, o usuário pode querer manter o ChatGPT Plus por dois motivos: acesso a mais prompts e recursos mais recentes. De acordo com a OpenAI, “os usuários Plus terão um limite de mensagens até 5x maior do que os usuários gratuitos, e os usuários Team e Enterprise terão limites ainda maiores”. Portanto, para passar mais tempo trocando mensagens com a opção mais poderosa do OpenAI, é necessária uma assinatura.

Da mesma forma, mesmo que alguns dos recursos anteriormente exclusivos do ChatGPT Plus estejam sendo lançados para usuários não pagantes, as atualizações mais chamativas ainda são oferecidas primeiro através do acesso pago da OpenAI. 

“No futuro, as melhorias permitirão conversas de voz mais naturais e em tempo real e a capacidade de conversar com ChatGPT por meio de vídeo em tempo real. Por exemplo, você pode mostrar ao ChatGPT um jogo de esportes ao vivo e pedir que ele lhe explique as regras. Planejamos lançar um novo modo de voz com esses novos recursos em versão alfa nas próximas semanas, com acesso antecipado para usuários Plus à medida que formos implementando de forma mais ampla”, anunciou a OpenAI.

O aplicativo de desktop ChatGPT para computadores MacOS também foi disponibilizado primeiro para assinantes Plus, desde segunda (13). O aplicativo torna a interação com o ChatGPT em sua área de trabalho uma experiência mais integrada. Por exemplo, você pode fazer uma captura de tela de qualquer página da web que esteja visualizando no momento e fazer com que o chatbot gere um rápido resumo das informações visíveis. Conforme anúncio da OpenAI, a aplicativo para MacOS será disponibilizado mais amplamente nas próximas semanas. “Também planejamos lançar uma versão para Windows ainda este ano”, informou a OpenAI.

Afinal de contas, vale a pena pagar para ter o ChatGPT Plus?

A resposta para a questão do início da matéria, se o ChatGPT Plus ainda vale a pena, depende de uma série de fatores. Para a Wired, “se você quiser experimentar o GPT-4o um pouco e quiser esperar pelos recursos mais recentes, provavelmente não precisará de uma assinatura do ChatGPT Plus. Por outro lado, se você quiser usar o GPT-4o com frequência e se divertir experimentando as ferramentas de IA mais recentes, você pode considerar os US$ 20 por mês um dinheiro bem gasto”.

+ mais lidas

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária

Quanto você pagaria para ver um gol do seu time do coração?

Presidente do Senado defende “urgência” na regulamentação da inteligência artificial

Governança cliente-cêntrica: uma estratégia corporativa essencial e necessária

Quanto você pagaria para ver um gol do seu time do coração?

Presidente do Senado defende “urgência” na regulamentação da inteligência artificial