O Innovation Xperience Conference deste ano foi palco de debates acalorados e visões divergentes sobre o cenário de investimentos e aquisições para 2024. Mediado por Mafê Luvizotto, jornalista e apresentadora, o painel reuniu líderes influentes do setor, incluindo Eduardo Zilberberg, Sócio-fundador da Bronstein Zilberberg (BZCP), e Venancio Veloso, Parceiro e CDO da Genial Investimentos.
Visão Retrospectiva: 2023 em Análise
“Não dá para falar de 2023 sem entender os últimos anos”, destacou Eduardo Zilberberg. Ele contextualizou o impacto inicial da pandemia, observando que, embora tenha havido um pânico generalizado, logo em seguida, a tecnologia impulsionou negócios em vários setores. Contudo, essa empolgação resultou em valuations inflacionados, levando a um declínio nos mercados de ações de tecnologia ao final de 2021. “Ainda estamos vivendo as consequências desse acontecimento e, aos poucos, estamos voltando à normalidade.”

Maturidade do Ecossistema de Investimentos
“O ecossistema de empreendedorismo e inovação é muito mais evoluído que 5 anos atrás”, comentou Zilberberg. Venancio Veloso complementou destacando a multiplicação dos fundos de venture capital e grupos de investidores anjos nos últimos anos. “Hoje tem mais de 360 fundos de venture capital, mais de 40 fundos de corporate venture capital”, observou.
Desafios e Aprendizados no Mercado de Venture Capital
“Quem está em crise é o mercado de V&C”, apontou Venancio Veloso. Ele enfatizou que o excesso de capital de risco e valuations inflacionados gerou investimentos menos criteriosos, exigindo resultados concretos das empresas. “Os investidores começam a exigir que as empresas demonstrem o devido resultado”, sublinhou.
Perspectivas para 2024: Setores em Destaque
“Na nossa visão, tem 4 setores que se destacam”, apontou Venancio. “Fintech, retailtech, healthtech e proptech/construtech”, completou. Eduardo Zilberberg adicionou: “Eu acrescentaria agtech e, pensando no Brasil, a gente vê esse modelo.”
Estratégias Emergentes
Eduardo brincou sobre a valorização de certos termos no mercado de investimentos, destacando a mudança do foco do mercado de criptomoedas para tecnologia de inteligência artificial. “Se você quer fazer uma rodada de investimento com valuation alto, coloca no nome ali ‘QUALQUER COISA’ inteligência artificial. Pronto!”.