Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Robôs com IAs no cuidado de doentes e idosos?

Para Nadia Thalmann, da Universidade de Genebra, robôs com IAs podem desempenhar futuramente um importante papel no cuidado de doentes e idosos e, inclusive, serem mais eficazes do que cuidadores humanos

Um robô dotado de Inteligência Artificial (IA) com gestos e expressões semelhantes aos humanos disse à Reuters que conversou, cantou e até jogou bingo com residentes em uma casa de repouso em Cingapura há três anos.

Demonstrando suas habilidades de conversação, o robô Nadine contou à empresa de comunicação que “foi uma ótima experiência interagir com os idosos e ajudá-los em suas necessidades. Acredito que os robôs podem ser um grande trunfo na prestação de cuidados e assistência a pessoas vulneráveis”, afirmou o robô.

A interação de Nadine na casa de repouso pode não ter sido um caso isolado, ou mesmo um simples experimento científico. Para Nadia Thalmann, especialista em robôs da Universidade de Genebra e uma das criadoras de Nadine, os robôs com IAs podem desempenhar futuramente um importante papel no cuidado de doentes e idosos e, inclusive, serem mais eficazes do que cuidadores humanos.

“Ela (Nadine) tem tempo 24 horas por dia. Os outros não têm tempo”, disse Thalmann, durante conferência em Genebra organizada pela União Internacional de Telecomunicações.

De acordo com matéria publicada pela Reuters, um dos motivos pelos quais os robôs humanoides poderiam ajudar a cuidar de pessoas vulneráveis é “a crise de pessoal em casas de repouso”, especialmente após a pandemia, quando aumentou a demanda global por enfermeiros e cuidadores.

Na semana passada, Nadine foi atualizada com o modelo GPT-3 da OpenAI, o que, segundo Thalmann, melhorou ainda mais suas habilidades de interação e conversação.

Com informações da Reuters

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inovação à brasileira: um salto entre a burocracia e o sonho

Negócios digitais e suas novas estratégias: os pilares dos Inovativos

Clonagem de voz pode quebrar sistemas de autenticação bancária? Reportagem do BBC conseguiu

Inovação à brasileira: um salto entre a burocracia e o sonho

Negócios digitais e suas novas estratégias: os pilares dos Inovativos

Clonagem de voz pode quebrar sistemas de autenticação bancária? Reportagem do BBC conseguiu