Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

A tecnologia e os desafios do Agronegócio

O uso da tecnologia no campo é o caminho para aumentar a produtividade e para a superação dos desafios do setor

O uso da tecnologia no campo é o caminho para aumentar a produtividade e permitir que o agronegócio enfrente o desafio de alimentar uma população mundial que pode chegar a 10 bilhões de pessoas em 2050, segundo projeção da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Especialistas que participaram de um painel na Febraban Tech 2023 destacaram que a superação dos desafios do setor depende, em grande parte, de medidas efetivas que levem inovação, conectividade e treinamento principalmente aos pequenos produtores rurais.

Agricultura de precisão

De acordo com Debora Rodrigues, gerente de Geração de Valor & líder de Inovação Aberta da John Deere para a América Latina, a Agricultura 5.0 vai avançar ainda mais na precisão.

“Hoje, é possível que o produtor tenha na mão um dashboard para tomada de decisão. A agricultura de precisão e a automação permitirão que a gestão da produção seja feita planta a planta e não somente por hectare”, afirmou. Com isso, a aplicação de defensivos, por exemplo, pode passar a ser feita apenas em determinadas plantas.

Rastreabilidade

Outro tema tecnológico de fundamental importância para o agronegócio no País é a rastreabilidade dos produtos agrícolas, até mesmo porque a União Europeia irá impedir a importação de produtos provenientes de áreas desmatadas.

“A rastreabilidade não é mais uma opção. Não é uma questão de competitividade e sim de sobrevivência”, destacou Aline Aguiar, membro da Comissão Executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e team leader de Risco Socioambiental do Rabobank. A executiva considera que não será possível ter uma produção sustentável desvinculada do uso da tecnologia.

Ketlin Sfair Antunes, gerente-executiva da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, lembra que os maquinários já capturam dados no campo há bastante tempo, mas que será necessário transformá-los em informações diferenciadas para o produtor.

Para ela, isso só será possível por meio de um trabalho conjunto de todo o setor produtivo e que não basta apenas financiar a internet das coisas (IoT). “É necessário orientar, explicar como funciona e ouvir as dificuldades do produtor ao usar a tecnologia. Como vivemos em um ecossistema, atualmente é necessário ir além do core business de cada empresa”, ressaltou.

Esforço conjunto

De forma geral, os especialistas acreditam que somente por meio de um esforço conjunto de todo o mercado o desafio de aumentar a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio será superado.

Da mesma forma, eles avaliam que é necessário fazer um enorme esforço para treinar o produtor rural, já que cerca de 85% deles são de pequeno porte e mais de 70% não têm ensino fundamental completo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, há o desafio da conectividade em regiões remotas. “Todos vão ter de ajudar: instituições financeiras, governos, cooperativas e traders”, concluiu Luis Veit, superintendente de Agronegócios do Sicredi.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira os vencedores da 3ª edição do Prêmio Inovativos

Cibersegurança de mãe para filha

Quando um pagamento invisível é percebido pelo cliente – e muda a experiência

Confira os vencedores da 3ª edição do Prêmio Inovativos

Cibersegurança de mãe para filha

Quando um pagamento invisível é percebido pelo cliente – e muda a experiência