Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

4 tendências que dominarão setor de Data & Analytics em 2023

Democratização de dados, expansão da inteligência artificial (IA), otimização de recursos de data analytics e governança de dados. Essas são as quatro tendências que vão dominar o setor de D&A em 2023, de acordo com levantamento feito pela triggo.ai, startup brasileira focada em acelerar o desenvolvimento de produtos e soluções para Data Analytics e Inteligência Artificial. 

“A pandemia antecipou processos e algumas realidades anteriores em tecnologia já se tornaram obsoletas. É fundamental que haja um investimento maior nessas áreas apontadas como as de destaque no próximo ano, para que as empresas se tornem, de fato, competitivas e conectadas a essas mudanças, que serão cada vez mais intensificadas. O grande desafio será buscar a maximização de resultados diante da redução de investimentos, agravado por um cenário econômico de incertezas”, afirma Anderson Paulucci, cofundador da triggo.ai.

Confira o que significa cada uma dessas tendências e como elas irão impactar o setor:

1. Democratização de dados – O grande desafio das empresas é usar os seus dados para gerar valor. O objetivo é que os dados não fiquem mais centralizados na TI, mas que circulem em todas as áreas da organização que precisam ser empoderadas, no sentido de estarem capacitadas para utilizar as ferramentas certas, visando a geração de valor. Por exemplo, são as áreas de negócios que conhecem as dores, os problemas que a empresa enfrenta. E, à medida que esses profissionais começam a entender como esses dados podem solucionar problemas de forma mais estratégica, a empresa passa a obter melhores resultados do que quando os dados estão restritos aos profissionais de TI, que podem estar mais distantes das áreas de negócios.

2. Expansão da Inteligência Artificial – Muitas organizações nos últimos anos testaram o uso de Inteligência Artificial, dando os primeiros passos para entender o impacto da ferramenta no negócio. Em 2023, com a necessidade de melhores resultados, em um cenário global mais desafiador, as organizações que estão à frente com essas validações em IA vão acelerar o seu uso, com grande diferencial competitivo. Com a pandemia de Covid-19 houve uma mudança muito rápida e drástica no mundo corporativo. O volume de incertezas aumentou significativamente e, nesse cenário, a Inteligência Artificial passa a ser uma aliada para as empresas,  fornecendo modelagens matemáticas para previsões mais seguras com algoritmos e soluções mais sofisticadas, que aprendem com dados históricos e atuais, direcionando melhor as suas decisões.

3. Otimização de recursos de Data Analytics – Devido ao cenário global de contenção de investimentos, as empresas precisam repensar na otimização de recursos para o desenvolvimento de analytics e Inteligência Artificial. Para isso, é fundamental perder menos tempo na operação. Trabalhos que dedicam engenharia de dados, preparação e todo fluxo de dados tendem a ser mais automatizados com o uso de ferramentas que entregam mais rápido, reduzindo tempo e maximizando resultado. Neste contexto, a jornada das organizações que começaram a usar serviços em nuvem vai se consolidar. As que ainda não migraram suas soluções de data analytics para nuvem vão acelerar esse processo em 2023. É o caminho para a otimização e uso mais efetivo de recursos, com maior entrega de valor.

4. Governança de dados – Com o avanço do modelo Data Driven, a governança de dados se tornou uma necessidade para as empresas a fim de proporcionar maior confiabilidade e precisão na tomada de decisões de negócios. Dessa forma, a governança de dados torna-se assunto central para todas as organizações, principalmente para aquelas que trabalham com alto volume de dados e, portanto, necessitam de maior capacidade de análise. Muitas vezes a governança foi deixada para segundo plano, mas com bases de dados cada vez maiores e mais complexas, somando isso à  necessidade de ampliar e intensificar o uso analytics, este, agora, é um  assunto prioritário e deve ser um  grande investimento para 2023.

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira os vencedores da 3ª edição do Prêmio Inovativos

Cibersegurança de mãe para filha

Quando um pagamento invisível é percebido pelo cliente – e muda a experiência

Confira os vencedores da 3ª edição do Prêmio Inovativos

Cibersegurança de mãe para filha

Quando um pagamento invisível é percebido pelo cliente – e muda a experiência