Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

Porto de Suape une eficiência e preservação

Um porto sustentável, premiado e de olho no futuro. Esse é o Complexo de Suape, cujo programa de inovação foi apresentado por Thairyne Oliveira, diretora de planejamento e gestão, no Innovation Xperience Conference, evento do Grupo iX, correalizado em 2022 com a SP negócios. A iniciativa conta com o apoio do Movimento Inovação Digital e FecomercioSP.

O complexo portuário, com área de 13,5 mil hectares no litoral de Pernambuco, equipara-se, em dimensões, à área ocupada pela cidade de Santo André, no ABC paulista. No porto, 59% do território é destinado à preservação ambiental. Com o programa de inovação iniciado em 2019, a estatal, cujo nome oficial é Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, vem conquistando premiações nacionais e internacionais, entre elas o prêmio Antaq, que conferiu ao atracadouro pernambucano o selo Terminal Amigo do Oceano.

fec1108141034 1 1 1

“Suape opera 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, movimentando anualmente 23 milhões de toneladas de cargas na operação portuária. Por isso seguimos investindo para melhorar a capacitação e a agilidade. Investimos na digitalização dos processos. Já deixamos de fazer anuências físicas. Criamos o monitoramento em tempo real, por meio do qual sabemos a localização de todas as cargas destinadas ao porto, o que poupa tempo e dinheiro”, afirma a diretora.

“Antigamente, se um navio informava que chegaria em dez dias, reservávamos o berço para o receber, mas se havia um atraso e acaba atracando em 15 dias, perdíamos cinco dias. Hoje sabemos exatamente onde estão os navios e assim ganhamos eficiência, sem tempo ocioso”, exemplifica.

“Suape tem a preservação no seu DNA”, diz a Oliveira, que em 2022 coordenou a elaboração do primeiro Relatório de Sustentabilidade da entidade, à luz do Global Reporting Initiative (GRI). A estatal pernambucana anunciou este ano um novo projeto de restauração de 170 hectares da zona de preservação ecológica ao redor do complexo. Isso elevará o total plantado a 2,7 milhões de mudas de 78 espécies do bioma. “O investidor não quer saber somente sobre o balanço financeiro; ele deseja entender a relação com o meio ambiente e as comunidades ao redor. Nós prestamos essas contas”, conclui a gestora.

Confira o painel na íntegra no nosso podcast ou no Youtube:

+ ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IA generativa: o atendimento mais complexo poderá ser automatizado?

Comissão aprova texto sobre regulamentação da inteligência artificial no Brasil

Por dentro da inovação na prefeitura de São Paulo

IA generativa: o atendimento mais complexo poderá ser automatizado?

Comissão aprova texto sobre regulamentação da inteligência artificial no Brasil

Por dentro da inovação na prefeitura de São Paulo