Inovação Digital e Tecnologia na Centralidade do Cliente

82% dos brasileiros acreditam que todos os restaurantes deveriam oferecer delivery, aponta estudo

Para atender as demandas dos clientes nos últimos anos, os restaurantes tiveram que aderir ao serviço de delivery e take away. Segundo dados do Relatório Varejo 2022, feito pela Adyen, plataforma de tecnologia financeira, em parceria com a KPMG, 82% dos consumidores esperam que os restaurantes tenham serviço de delivery. O estudo ouviu 2 mil brasileiros sobre o setor de varejo, incluindo serviços de bares e restaurantes. 

O estudo ainda apresenta ações que os clientes esperam que os estabelecimentos aprimorem utilizando tecnologia: 80% dos participantes querem que os estabelecimentos conectem seus canais online e offline. Isso facilitaria uma série de serviços, como reservar mesas antes de chegar ao local ou fazer pedidos online, podendo retirar ou pedir para entrega. Já 72% acreditam que restaurantes precisam melhorar a forma de recompensar clientes por sua preferência, os famosos programas de fidelidade. 

Outro estudo encomendado pela Adyen e realizado pela Euromonitor Internacional, o Relatório Setorial de Bares e Restaurantes, mostra que os maiores desafios do delivery são tempo de espera para entrega do pedido, embalagens adequadas e pedidos entregues corretamente. Dados mostram que mais de 25% dos clientes relatam problemas frequentes com as embalagens utilizadas pelos estabelecimentos. Além disso, ⅓ dos usuários acredita que o risco de erros nos pedidos são menores quando feitos diretamente aos restaurantes, em vez das plataformas agregadoras.

Para continuarem ativos e competitivos no mercado, foi preciso se adaptar às novas formas de compra. Segundo informações do relatório, os pedidos de entrega pela internet, telefone ou WhatsApp representam mais de um terço da receita do setor, tornando o Brasil o país com maior participação do delivery nas vendas totais dos estabelecimentos entre os 62 mercados analisados. Além disso, 40% dos participantes dizem pedir comida em casa pelo menos uma vez por semana, enquanto 20% dizem fazer a refeição no restaurante. 

Aderir ao omnichannel, com presença em diversos canais, é essencial para seguir atendendo as demandas e acompanhar as mudanças comportamentais dos clientes. O Arcos Dourados, detentor. na América Latina e Caribe, das franquias do McDonald’s, uma das maiores redes de fast food no mundo, é um exemplo de restaurante que atende por multicanais, investindo em soluções que melhorem a experiência nas vendas via Drive-Thru, Delivery e Digital.

Uma funcionalidade lançada recentemente para atender às novas demandas dos consumidores é o Méqui Sem Fila. O serviço disponível no aplicativo do McDonald’s permite que os clientes façam seus pedidos e paguem de forma online enquanto se dirige ao restaurante. Ao chegar lá, basta retirar o pedido.

“A plataforma de ponta a ponta da Adyen ajudou o Méqui a viabilizar essa funcionalidade em seu canal digital. Essa ferramenta elimina uma situação de fricção, que é a fila. Além de agilizar o atendimento, o cliente pode pagar de diversas maneiras, como cartões de crédito, débito ou Pix”, comenta Maria Isabel Noronha, VP de contas da Adyen. 

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